Como fazer transição de carreira

13 de julho de 2020

Tempo de leitura: 4min


Muitos profissionais se perguntam, em algum momento da sua carreira: “Será que é isso mesmo que eu quero?”. Tem ainda os que dizem: “Sei que quero mudar de profissão, só não sei pra qual!”.

Algumas pessoas, mesmo infelizes, preferem continuar no caminho profissional que já estão e não ter que lidar com uma mudança. E tudo bem com essa escolha (se ela for feita de forma consciente).

Mas se você quer bancar a mudança de carreira, o mais importante é não encarar essa mudança como um fracasso. As mudanças fazem parte da vida. E que bom que você pôde perceber a sua infelicidade, que tá refletindo sobre isso e procurando as melhores formas de escolher um caminho diferente!

O que você fez até agora não vai ser perdido. Todos os seus aprendizados podem (e vão) ser utilizados em uma nova carreira. 

O primeiro passo é esclarecer pra você mesmo esses 4 pontos:

1# Você quer mudar totalmente de profissão ou quer apenas mudar de área na profissão que você já exerce? 

2# O que tá te fazendo infeliz na sua carreira/área atual? Você tá insatisfeito com o ambiente, com a rotina, ou com outro fator do trabalho? 

3# Seus objetivos profissionais ou suas prioridades mudaram desde a última escolha profissional que você fez? Se sim, quais são a suas novas metas e objetivos de vida?

4# O que você sabe sobre o mercado de trabalho atual e sobre as suas possibilidades nele? (Se sabe pouco, é hora de pesquisar o máximo possível e conversar com outros profissionais. Informação atualizada é fundamental pra entender qual caminho profissional tem a ver com os seus novos objetivos.)

Depois de entender tudo o que tá motivando o seu desejo de mudança, o segundo passo é fazer o seu planejamento. A transição de carreira (como todo processo de mudança) exige paciência e planejamento. Nesse outro post te ensinamos passo-a-passo como fazer um planejamento profissional.

No caso dessa transição, vale a pena criar um planejamento de estudos/preparação, um planejamento financeiro e um planejamento pra mudança propriamente dita. Assim você sente a tranquilidade de que tá se preparando da melhor forma possível. 

Outros 3 elementos que trazem tranquilidade pra esse momento: pensar em um plano B, conversar honestamente sobre o seu desejo de mudança com as pessoas que são importantes na sua vida e pedir apoio para os profissionais que você tem por perto

E claro, se precisar de ajuda pra reestruturar o seu caminho, pode contar com a ajuda dos nossos psicólogos. Já que nossos atendimentos são online, podemos te acompanhar onde quer que você esteja.
Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189

Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Porque fazemos selfies".

Hey, receba nossa ajuda pra descomplicar
suas escolhas profissionais! 🍀
loading...

Por Instituto Viae 28 de janeiro de 2026
Descubra como Orientação Profissional funciona e também como ela descomplica escolhas profissionais.
Por Instituto Viae 27 de janeiro de 2026
Como ampliar suas oportunidades de trabalho com a Orientação Profissional
Por Instituto Viae 24 de janeiro de 2026
Descubra como a Orientação Profissional pode se transformar em um campo de trabalho amplo, flexível e sustentável.
Por Instituto Viae 23 de janeiro de 2026
Um guia para identificar quando dúvidas, insatisfações e transições pedem apoio especializado
Por Instituto Viae 23 de janeiro de 2026
Descubra se a Orientação Profissional combina com você e quais habilidades são essenciais para atuar nessa área em crescimento.
Por Instituto Viae 22 de janeiro de 2026
A Orientação Profissional atende necessidades diferentes em cada fase da vida. Entenda como apoiar adolescentes, universitários, adultos e idosos.
Por Instituto Viae 21 de janeiro de 2026
Descubra como se tornar uma autoridade em Orientação Profissional com ética, estratégia, desenvolvimento contínuo e impacto real.
Mão de alguém que está presa num buraco simbolizando a esperança de recomeçar no trabalho.
Por Instituto Viae 20 de janeiro de 2026
Está insatisfeito(a), estagnado(a) no trabalho? Descubra por que ainda dá tempo de mudar e como fazer essa transição de carreira.
Ver mais