Como avaliar se o seu trabalho está te fazendo mal

15 de setembro de 2020
Tempo de leitura: 3min

Em alguns momentos da vida, pode acontecer de os nossos objetivos profissionais mudarem e não sentirmos mais conexão com o nosso trabalho atual. Também pode acontecer de o local em que trabalhamos passar por mudanças e começar a nos fazer mal. Às vezes, é possível fazer ajustes na forma como trabalhamos pra voltar a sentir aquela conexão boa, mas, em outras, a nossa relação com o trabalho fica tão insustentável que precisamos buscar novos ares.

Mas como saber que o seu trabalho tá te fazendo mal e que você quer partir pra outra? Você pode começar observando esses 4 pontos:

1# Se você percebe que não tem se animando com nenhuma atividade do trabalho. E mais! O que te anima é pensar em se livrar de todas essas atividades.

2# Se você sente que suas forças estão esgotando e que você não tem energia pra focar nem nas atividades que antes você gostava de fazer.

3# Se você pensa em abandonar o trabalho e descobre que a única coisa que te impede é o medo de comunicar a notícia.

4# Se você sabe que não tá se sentindo bem, mas fica dizendo pra você mesmo: “Eu preciso aguentar. Eu preciso aguentar. Eu não posso demonstrar fraqueza”.

Buscar experiências melhores de trabalho se você não tá mais conectado com a sua prática não é um sinal de fraqueza, tá? É um sinal de inteligência e autocuidado. Afinal, se sua mente e seu corpo estão gritando que você precisa mudar a situação, você precisa dar ouvido a eles. Eles são como a febre: um alerta que o corpo dispara pra avisar que tem algo errado e que você precisa se cuidar.

E aqui vai outro lembrete importante: se você pede demissão, pode surgir o medo de isso “manchar” o seu currículo ou prejudicar que você comece uma nova experiência profissional. Mas, sabe, o que impediria MESMO uma nova experiência profissional é a sua falta de tempo e de energia pra investir nela... E deixando pra trás um trabalho ruim que tem sugado todo o seu tempo e energia, você vai conseguir se recompor e vai conseguir investir em novas oportunidades de trabalho.

A experiência de mudar de trabalho (tendo que pedir demissão ou não) é uma experiência de muita coragem e, apesar de difícil, traz aprendizados que talvez você não ganharia em outras situações. E aprendizados SEMPRE nos tornam profissionais melhores.

Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189

Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Porque fazemos selfies".

Hey, receba nossa ajuda pra descomplicar
suas escolhas profissionais! 🍀
loading...

Mão jogando papel amassado no lixo, simbolizando decisões de carreira feitas sem direção.
Por Instituto Viae 24 de julho de 2025
É por isso que tanta gente constrói uma carreira sem direção e se sente frustrado.
Pessoas abraçadas, simbolizando acolhimento, escuta e diversidade na Orientação Profissional
Por Instituto Viae 17 de julho de 2025
Lições práticas pra fortalecer orientadores profissionais: aprendemos após milhares de atendimentos em OP
entrevista de emprego
Por Instituto Viae 7 de fevereiro de 2025
Por que você fica em silêncio sobre a sua trajetória profissional?
Por Instituto Viae 5 de fevereiro de 2025
Como superar o medo de mudar de trabalho.
cuidados na carreira sendo mulher
Por Instituto Viae 4 de fevereiro de 2025
Como identificar seus valores pessoais para encontrar liberdade e propósito na sua carreira.
Por Instituto Viae 4 de julho de 2024
10 sinais de que você está preparado para se tornar referência.
Por Instituto Viae 19 de junho de 2024
Como a OP pode ajudar adolescentes, universitários, adultos e idosos.
Por Instituto Viae 19 de junho de 2024
10 sinais de que o seu cliente/paciente precisa de OP.
Ver mais