Layout do blog

As 2 maiores barreiras pra quem faz escolhas

mar. 11, 2021

Tempo de leitura: 6min


Nesse momento em que escrevo, o Instituto Viae já ajudou mais de 16000 pessoas a fazerem escolhas profissionais – em todo o Brasil e no exterior.


Então acho que já posso dizer algo que tá ficando bem claro pra gente: existem 2 dificuldades que são bem grandes pra quem faz escolhas profissionais.


Uma delas atrapalha quem tá fazendo a escolha pela primeira vez (ali na saída do Ensino Médio). Já a outra atrapalha quem já escolheu um caminho antes e quer encontrar um novo caminho profissional (ali na fase adulta).


Não tô dizendo que são as únicas dificuldades que existem, tá? Mas são as mais difíceis de enfrentar.


1# A maior dificuldade pra quem tá escolhendo uma profissão pela primeira vez é nunca ter trabalhado. Porque isso faz com que a gente não saiba exa-ta-men-te como é trabalhar, nem como funciona o mercado de trabalho, nem como os profissionais interagem entre si. E aí temos que fazer uma escolha com base na nossa IMAGINAÇÃO. Imaginando como é fazer aquela atividade... Imaginando como é ir trabalhar todo dia naquele ambiente... Imaginando quais vão ser os desafios enfrentados...

 

Infelizmente, no Brasil a gente ainda não tem a cultura de experimentar trabalhos antes desse momento chegar. É raro os jovens que fizeram Ensino Técnico junto com o Ensino Médio. Ou que fizeram algum trabalho voluntário antes de terminarem o 3º ano. Ou que foram nos escritórios dos seus pais acompanhar um dia de trabalho. Ou que visitaram empresas com a escola. É muito raro. E, mesmo com essas experiências, não teria dado pra experimentar um monte de profissões pra poder avaliá-las de forma mais realista.


A nossa maior dica pra superar essa dificuldade é: converse com o maior número possível de profissionais. Tire suas dúvidas com pessoas que já estão no mercado de trabalho. Se der, peça pra acompanhar um dia de trabalho delas. Ouça pessoas reais falando sobre os desafios que elas enfrentam no dia-a-dia delas. Não dá pra confiar só no que as séries, os filmes e as novelas mostram sobre as profissões – aquilo ali é fictício e pode aumentar ainda mais a distância entre a sua imaginação e a realidade.


O MAIS IMPORTANTE pra essa primeira escolha profissional é colocar o pé no chão e observar como realmente são os trabalhos na atualidade.


2# Já os mais experientes, que já escolheram uma profissão ou já tiveram um trabalho na vida, não enfrentam tanto esse problema. Afinal, já experimentaram o mercado de trabalho na pele, já passaram pela experiência de acordar todos os dias sabendo que tinha um job à espera. Só que, quando essas pessoas querem escolher um outro caminho profissional – mudar de profissão, empresa ou área -, surge outra grande dificuldade: a falta de confiança em si. Nesse outro texto, eu já expliquei porque essa falta de confiança aparece, mas, de forma resumida, o problema é que surgem aqueles pensamentos: “Eu não tô feliz hoje porque não soube escolher direito lá atrás! Que bela ca%#@& eu fiz na minha vida! Eu não soube escolher um bom trabalho antes, então também não vou conseguir escolher agora!”.


Infelizmente, essa pessoa não tá realizada no trabalho atual (talvez nunca esteve), mas isso não é motivo pra se autocriticar. Afinal, esse trabalho existe hoje porque foi o que deu pra escolher antes – com os recursos e conhecimentos que existiam. E como nós mudamos com o passar do tempo, é bem possível que nossos objetivos e interesses profissionais também tenham mudado, o que pode fazer a gente desejar outro caminho profissional. É a vida.


A nossa maior dica pra superar esse medo do novo fracasso é: pare de se culpar pelas suas escolhas passadas. Seria impossível ter feito uma escolha com a cabeça que você tem hoje, porque antes você não tinha todos esses conhecimentos e aprendizados. Não é justo julgar sua versão de 17 anos se agora você tem 18, 25, 32 ou 59 anos, sabe? E uma boa forma de fazer do limão uma limonada é abraçar a sua história, olhando pra trás e buscando entender porquê você fez o caminho que você fez. Isso vai fazer nascer no seu coração compaixão e carinho por você mesmo.


O MAIS IMPORTANTE pra essa nova escolha profissional é entender como as etapas passadas da sua vida aconteceram e avaliar o que você quer fazer diferente de agora em diante.


Sei que isso já ajuda a lidar com os 2 grandes problemas da escolha profissional. Mas, como eu disse, essas não são as únicas dificuldades que existem na hora de decidir nossa rota profissional. Pra falar sobre as outras dificuldades que podem te atrapalhar, eu dou aulas semanais de ESCOLHA PROFISSIONAL no Youtube. E, sério, elas são muito interessantes! Se você nunca viu nenhuma dessas aulas, te convido a conhecê-las agora mesmo clicando aqui.
 
Se gostar, lembra de encaminhar pra um amigo que também precisa desse conteúdo, tá bem?

Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189

Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Porque fazemos selfies".

Hey, receba nossa ajuda pra descomplicar
suas escolhas profissionais! 🍀
loading...

Lista de profissões do Brasil
Por Instituto Viae 22 fev., 2023
Lista de profissões que existem no Brasil
Como fazer boas escolhas no Novo Ensino Médio
14 nov., 2022
Checklist pra alunos do Novo Ensino Médio escolherem com quais projetos querem se envolver na escola.
menina jovem mostrando smartphone com o app DiretriX
14 set., 2022
Conheça o teste vocacional do século 21.
Teste fit cultural
17 ago., 2022
Para conquistar uma boa vaga de emprego, conhecer essa metodologia é um passo à frente.
21 jan., 2022
Somos um laboratório de Orientação Profissional Criativa porque a criatividade é o que muda o mundo.
Menina forte
07 jul., 2021
Descubra qual é a mega diferença entre resistência e resiliência.
Âncora
10 jun., 2021
Veja qual é o seu valor na hora de tomar decisões profissionais.
Menina indignada
01 jun., 2021
Você vai enfrentar vários momentos ruins (venha ver o motivo).
Ver mais
Share by: