Layout do blog

Como escolher a faculdade

nov. 30, 2020
Tempo de leitura: 7min

1# Muita gente ouve falar em “Ensino Superior” sem saber o que isso significa. Tá aqui o significado:

Cursos do Ensino Superior são cursos profissionalizantes, que te ajudam a se aprofundar em um assunto pra poder trabalhar com aquele tema. A graduação é o tipo de curso superior mais conhecido. Quem faz um curso do Ensino Superior recebe um diploma ao final.

Mas no Brasil também existem os cursos técnicos que também são profissionalizantes e te preparam para trabalhar (mas eles não são cursos do Ensino Superior, tá?). Quem faz um curso do Ensino Técnico recebe um certificado ao final.

2# Muita gente já escutou que tem tipos diferentes de graduação. Descubra quais são:

Bacharelado: é um curso amplo que te capacita pra trabalhar em uma área daquela formação. Exemplo: se você faz o curso de Jornalismo, vai poder trabalhar como redator, jornalista, repórter, social media e outras profissões dessa área. Cursos de bacharelado duram de 3 a 6 anos.

Tecnólogo: é um curso específico que te capacita pra trabalhar com uma atuação bem pontual. Exemplo: se você faz o curso de Gestão Ambiental, vai poder trabalhar com gestão ambiental. Cursos de tecnólogo duram de 2 a 3 anos.

Licenciatura: é um curso que te capacita pra ensinar aquela área do conhecimento no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Exemplo: se você faz o curso de Química (licenciatura), vai poder dar aulas de química no Ensino Médio. Cursos de licenciatura duram de 4 a 5 anos.

3# Muita gente se pergunta qual é a diferença entre universidade e faculdade. É essa aqui:

Faculdade: No começo, toda instituição de Ensino Superior nasce como faculdade. Elas são focadas em uma área do conhecimento (ex.: Faculdade de Direito, Faculdade de Odontologia). Faculdades não precisam oferecer pós-graduação, nem desenvolver pesquisas.

Universidade: É um conjunto de faculdades, e por isso integra várias áreas do conhecimento (ex.: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Alagoas). Elas precisam ter atividades de ensino, de pesquisa e de extensão (a aplicação dos conhecimentos gerados lá dentro na comunidade). Se você decide estudar Psicologia na USP, por exemplo, suas aulas vão ser na Faculdade de Psicologia da Universidade de São Paulo, entende?

4# Muita gente tem dúvidas se precisa pagar pra fazer uma faculdade ou não. Olha a explicação:

Existem tanto faculdades quanto universidades públicas e privadas.

Quando a instituição é pública, é o governo que arca com os gastos dela, não você. Aí você pode estudar lá sem pagar a mensalidade (mas você vai ter alguns gastos com xerox, transporte, alimentação, compra de materiais importantes para o curso, etc.).

Quando a instituição é privada, você precisa pagar mensalidade (todos os meses) ou conseguir uma bolsa de estudos.

5# Muita gente não entende como funcionam as bolsas de estudo. É assim:

Existem bolsas integrais (que vão pagar todo o valor da mensalidade pra você) e bolsas parciais (que vão pagar uma parte da mensalidade pra você).

As opções de bolsas mais conhecidas são essas oferecidas pelo governo:

Prouni: programa que concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para estudantes de baixa renda. Ao concluir o curso, o estudante não fica devendo nada ao governo e nem à instituição de ensino.

Fies: funciona como um empréstimo do governo (modalidade Fies) ou de um agente operador de crédito (modalidade P-Fies) ao estudante durante o período de estudos. Ao concluir o curso, o estudante precisa devolver o valor do empréstimo de forma parcelada e com juros (dependendo da modalidade de bolsa que ele conseguiu do Fies).

Mas também existem algumas instituições com programas de bolsas, por exemplo:

Educa Mais Brasil: oferece auxílio de até 70% no valor das mensalidades em cursos de graduação e em outras modalidades de ensino. 

6# Muita gente já ouviu falar que precisa avaliar se a faculdade tem uma boa nota no MEC, mas não sabe bem o que é isso. A explicação aqui:

O MEC (Ministério da Educação) tem um braço chamado Inep (o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O Inep é responsável pelo Enem e também por avaliar as Instituições de Ensino Superior no Brasil.

Nessa avaliação, são observadas 3 coisas:

1. o Conceito Enade, que avalia o desempenho dos alunos daquele curso
2. o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia a qualidade do curso
3. o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que avalia a qualidade da faculdade

O CPC é divulgado todos os anos e vai de 1 a 5. Quanto mais próximo de 5, melhor.

Cursos com conceito (nota) 3 atendem bem os critérios de qualidade pra funcionarem. Já o conceito 5 indica cursos de excelência, que devem até ser referência para os demais.
 
7# Saiba também o que perguntar pra um estudante que já faz o curso que te interessa pra avaliar se esse curso realmente tem a ver com os seus objetivos profissionais:

Sempre se apresente educadamente antes de enviar as perguntas, combinado? Diga que você tá escolhendo sua profissão, que se interessa por aquela área e que gostaria de fazer algumas perguntas pra poder se decidir. Se a pessoa disser que não pode te ajudar agora, pergunte se ela pode indicar alguém pra falar com você.

- Onde você faz o curso? Você recomenda o lugar?
- Você tá em qual período? Qual foi o seu melhor período até agora? Por quê?
- Esse curso é técnico, tecnólogo, bacharelado ou licenciatura?
- Qual é a duração dele? 
- Em que período do dia são as aulas? Dá pra trabalhar se eu quiser?
- Quais são as áreas/ênfases do curso?
- Como são as provas?
- Qual foi a sua maior surpresa nesse curso?
- O que te deixou decepcionado nesse curso?
- Tenho que ter alguma habilidade especial pra fazer esse curso?
- [Outra dúvida que você tem]
- Qual é a maior dica que você pode me dar?

ATENÇÃO! Saber todas essas informações é muito importante pra escolher bem sua formação profissional. Mas antes de decidir qual curso fazer, escolha primeiro a profissão que você quer seguir. A gente te explica o porquê nesse outro artigo aqui.

Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189

Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Porque fazemos selfies".

Hey, receba nossa ajuda pra descomplicar
suas escolhas profissionais! 🍀
loading...

Lista de profissões do Brasil
Por Instituto Viae 22 fev., 2023
Lista de profissões que existem no Brasil
Como fazer boas escolhas no Novo Ensino Médio
14 nov., 2022
Checklist pra alunos do Novo Ensino Médio escolherem com quais projetos querem se envolver na escola.
menina jovem mostrando smartphone com o app DiretriX
14 set., 2022
Conheça o teste vocacional do século 21.
Teste fit cultural
17 ago., 2022
Para conquistar uma boa vaga de emprego, conhecer essa metodologia é um passo à frente.
21 jan., 2022
Somos um laboratório de Orientação Profissional Criativa porque a criatividade é o que muda o mundo.
Menina forte
07 jul., 2021
Descubra qual é a mega diferença entre resistência e resiliência.
Âncora
10 jun., 2021
Veja qual é o seu valor na hora de tomar decisões profissionais.
Menina indignada
01 jun., 2021
Você vai enfrentar vários momentos ruins (venha ver o motivo).
Ver mais
Share by: